Depoimentos

Fiz a Especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde em 2009, na época realizada na Santa Casa de Misericórdia do RJ. Foi meu primeiro curso de Pós Graduação, após ter terminado a faculdade. Foram 5 anos de aprendizado na faculdade e a expectativa era enorme em colocar tudo que foi aprendido em prática.

Posso dizer que essa experiência foi fundamental para minha formação profissional e pessoal, que levo comigo até hoje. Além de aprender, na prática, a função do psicólogo dentro do hospital, as discussões nas supervisões sobre como lidar com cada situação, cada paciente, junto com a equipe, me tornou uma profissional muito mais preparada e humana.

Sou muito grata por ter conhecido e convivido com Maria Alice Lustosa, sempre tão comprometida em compartilhar sua experiência de forma tão generosa e competente, eterna referência para mim.

Julina Alcaires
CRP 05/35931

Como eu já dizia na faculdade, Maria Alice não dá aula, dá show, rs!

Com certeza, uma das melhores professoras que eu já tive o privilégio de ser aluna. Explica tudo de forma muito clara e didática, está sempre disponível de forma paciente e atenciosa para responder qualquer dúvida que o aluno tenha, sempre simpática e prestativa. 

Recomendo demais qualquer curso dela.

Taly May Braga
CRP 05/41542

Conheço a Professora Maria Alice Lustosa, desde 1986.

Parte da minha formação profissional, após minha graduação em Psicologia (1985-UNIUBE/MG) devo a esta Profissional.

Recém-chegada de Minas Gerais, ao Rio de Janeiro, iniciei o Grupo de Estudos sobre Psicoterapia Infantil Centrada na Pessoa (1986), sendo Maria Alice Lustosa minha supervisora na clínica até 1991, quando fui trabalhar na Secretaria de Saúde de Angra dos Reis.

Em 1987 fiz o curso Ginecologia Psicológica, ministrado por esta Profissional, na 28ª  Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Após este curso fui trabalhar neste  Setor, supervisionada pela professora, até julho de 1991.

Mesmo morando e trabalhando em Angra dos Reis continuo a participar dos Seminários/ Congressos, organizados por ela, no que se refere à Atenção Hospitalar.

E, o que faço hoje, depois desta Formação toda:

Trabalho na área da Saúde Mental na Secretaria de Saúde de Angra dos Reis, mais especificamente com as populações indígenas Guarani, e, no campo das Políticas Públicas sobre álcool e outras drogas.

No consultório particular trabalho com crianças com foco na Terapia de Família. 

Fiz Especialização em Terapia Sistêmica de Família, e atualmente estou fazendo formação em Terapia Sistêmica Breve.

Atendo em Angra dos Reis e às sextas feiras, e, estou iniciando atendimento no Rio de Janeiro.

Maria de Betania Garcia Chaves
CRP/15 - 446806786

Na faculdade conheci a Psicologia Hospitalar e me apaixonei. Depois de algum tempo trabalhando em outras áreas da psicologia resolvi que era hora de me aprofundar naquela que eu mais amava. Foi quando conheci a Maria Alice e fiz a especialização em Psicologia Hospitalar na Santa Casa  do Rio de Janeiro, a tendo como minha supervisora.  Um divisor de águas na minha profissão.  Com ela aprendi tudo o  que sei. Um ser humano maravilhoso, uma profissional ímpar, que nos repassa todo o seu vasto conhecimento de forma única. Me formei com ela em 2006 e ate hj se tenho alguma dúvida é a ela que recorro. Maria Alice fez e faz parte da minha trajetória profissional, pois o que aprendi com ela no curso está bem presente no meu dia a dia... 

Leila Mosquera
CRP 05/26669

Fui aluno do Curso de Extensão em Psicologia Hospitalar na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, com a Maria Alice Lustosa.

Tudo começou quando eu era graduando em psicologia e tive a disciplina Psicologia Hospitalar e me apaixonei. Fui à busca de aperfeiçoamento e encontrei esse curso na internet, me inscrevi, fiz todo o processo e tive um enorme aprendizado. Até hoje trago esse conhecimento comigo no movimento de transformações, tais como: Pesquisa de Mestrado na área hospitalar (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde na Escola de Enfermagem da UFF). Atualmente leciono a disciplina de Psicologia Hospitalar no Curso de Psicologia da Faculdade Maria Auxiliadora  em Macaé, temos 2 projetos de PIBIC na oncologia do Hospital São João Batista em Macaé=RJ, faço parte do grupo de estudo em Cuidados Paliativos neste mesmo hospital. E até hoje  você, Maria Alice, é uma grande mestra na área da Psicologia Hospitalar. Beijos.

Rildo dos Santos Loureiro
CRP 05/33572

O CEPSI RJ fez diferença em minha vida profissional...

As técnicas passadas nos cursos são realmente ferramentas utilizadas com sucesso na clínica.

Recomendo.

Marisa Cocco
CRP 05/031779

Fiz o curso de Especialização em Psicologia Hospitalar e da saúde em 2009-2010 na Santa Casa de Misericórdia do RJ. Foi um curso importante para que eu aprofundasse os meus conhecimentos na área que escolhi trabalhar. A Maria Alice Lustosa tem bastante experiência na área e também em PsicoterapiaBbreve. O clima era ótimo e o horário possível de ser conciliado com as atividades laborais. Trabalho há 8 anos no INCA, na unidade de cuidados paliativos.

Rafaela Costa Braga
CRP 05/30366

Eu sou ex aluna do Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde. onde  as aulas teóricas e a prática no hospital público e no particular, oferecidas pelo Curso, com a “mestre” Maria Alice Lustosa me deram a certeza do porquê ter escolhido psicologia para minha vida!

O amor, dedicação e experiência da professora também corroboraram como inspiração para  eu ter me tornado a profissional de hoje! 

Atualmente sou psicóloga da Marinha, mas mantenho meus atendimentos no consultório, na linha Cognitiva Comportamental e que amo fazer!

Renata Rodrigues
CRP 05/34201

Tive o interesse de ingressar no curso de Psicologia Hospitalar da CEPSI em 2013. Estagiando na Sta Casa e no H.S.L Onde ampliei meu círculo de amizades e de experiência, que muito me acrescentaram, inclusive até hoje em minha formação. Só tenho a agradecer a você Lustosa pela oportunidade de evolução pessoal e profissional.

Simone Figueiredo
CRP 05/21119

Sou psicóloga formada pela PUC- Rio, Especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde pelo CEPSI, e Mestre em Psicologia Social pela UERJ.

A formação do CEPSI, concluída em 2004, me preparou para o trabalho que exerci durante anos em ambiente hospitalar e também para minha atuação em consultório particular. Atualmente  acompanho, em consultório, adultos e crianças em tratamento médico, em situações de luto e reabilitação, e gestações de alto risco. 

O curso prepara o aluno através de aulas teóricas e da prática supervisionada. Recomendo e sou muito grata por tudo que aprendi com  Maria Alice Lustosa, esta excelente profissional, que para mim, é até hoje exemplo de seriedade e ética.

LinkedIn: Profile of Priscila Adler
Instagram: priscilaadler_psi
E-mail: priscila.adler@gmail.com

Priscila Adler
CRP 05 / 29507

O curso (Formação em Psicologia Hospitalar e da Saúde, terminado em 2018) foi um divisor de águas em minha vida profissional. Com toda sua experiência, Maria Alice nos passa conhecimentos fundamentais para a prática sem esconder o “ouro”. Ao oferecer o estágio em hospital, nos leva a aprender com confiança e a experimentar vários situações, onde o paciente não é só um número. Por meio de suas supervisões, em nenhum instante me senti insegura. Um curso que deixou saudade.

https://mariarodrigues.site.psc.br/

Maria Claudia Rodrigues
CRP 05/8701

Adorei a sua forma de transmitir a temática. Parabéns por tratar tão bem das questões relacionadas ao tema. Que venham outros.

Curso Significados e Manejos do Luto - em Maio de  2019

Elaine Santos Esteves
Enfermeira do Hospital Federal de Bonsucesso, RJ

Conheci a querida Maria Alice e o CEPSI em 2013. De lá para cá tive o prazer de estar em sala de aula nos cursos: Emergências e desastre; Psicologia e CTI – UTI; Morte e luto; Psicologia e cardiologia; Introdução à Psicologia Hospitalar; Noções básicas em Psicoterapia Breve; Sexualidade humana; Transtornos de , e, Psicologia e câncer. Todos superaram a minha expectativa! Manhãs e tardes maravilhosas, com conteúdo transmitido de formas clara e objetiva. Com exemplos vindos de anos de prática, de dedicação e de conhecimento. Importante para quem é estudante e para quem já se formou. E tudo em um ambiente acolhedor, preparado com carinho, transmitido de forma didática e com muito amor! Agradeço e parabenizo a Maria Alice que inovou com coragem, iniciativa, ousadia e competência, e transmite sua experiência, atrelando teoria e exemplos práticos, fazendo com que cada encontro seja especial! É sempre um prazer estar no CEPSI e aprender com a Maria Alice! Abraço carinhoso!

www.restauradas.com.br

Daniela de Souza Ferreira
Psicóloga Clínica (CRP 05/55085) e Terapeuta em EMDR

Sempre fui uma aluna de psicologia com tendência à psicologia hospitalar e nesse meio de congressos já tinha ouvido falar e assistido Maria Alice inúmeras vezes. Quando soube que queria me especializar em Psicologia Hospitalar nada mais natural do que procurar alguém referência no ramo, com anos de experiência em Hospitais. Mas só quem passa pela Especialização consegue mensurar o que esse curso transforma em nosso olhar, nossa aprendizagem, na nossa prática e também em crescimento pessoal!!! Entrei aluna e sai uma psicóloga hospitalar com mais bagagem, mais empatia e com um olhar sobre o hospital e o paciente muito mais abrangente e enriquecido. Tudo isso se deve não só a parte teórica ou a prática que ia desde de o se portar ou ao olhar entre um hospital público e um particular, as supervisões, mas também as aulas dadas por uma professora sempre sintonizada com pesquisas, atualidades sobre os temas e produção de conhecimento, instigando nosso melhor, sempre visando o nosso crescimento como psicólogos e como seres humanos. 

Curso: Especialização em Psicologia Hospitalar concluído em 2011

Elaine Vieira
CRP 05/35259

Fiz 2 inesquecíveis cursos com a super profissional e iluminada Dra. Maria Alice Lustosa. Introdução à psicologia hospitalar e Formação em Psicologia Hospitalar. Foi uma experiência mais que gratificante, porque pude ajudar muitos pacientes e parentes dos pacientes, com a supervisão da Maria Alice, e assim fui crescendo como profissional e como ser humano. Aprendi muito e só tenho  o que agradecer por cada aula e supervisão!

Rejane Goldfarb
Psicóloga